Barra Velha com Tradição Açoriana
Você sabia que Barra Velha foi colonizada por açorianos? Se você não sabe o que isso quer dizer, não se preocupe que nós explicamos!
A colonização açoriana em Barra Velha
Os açorianos eram pessoas vindas da região do arquipélago de Açores, colonizado por Portugal no século 15. Os açorianos passaram a vir ao Brasil sob a forma de casais em meados de 1617 e ajudaram colonizar o Pará, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Até hoje é possível identificar em Barra Velha, características dessa colonização como um antigo cemitério açoriano na margem esquerda da lagoa de Barra Velha, a Festa do Espírito Santo, a farra do boi, o boi-de-mamão, o terno de reis e a cantoria do Divino.
Mas os açorianos deixaram como legado, principallmente, a culinária e o artesanato.
Com a ampla experiência com o mar dos açorianos, os pratos não poderiam ser outros: a base de peixes e frutos do mar. A culinária é simples, mas muito saborosa! Além dos peixes, camarões, mariscos, polvo e lula tem seu espaço. E, claro, tudo acompanhado do pirão de farinha de mandioca - que até ganhou uma festa na cidade, veja mais clicando aqui.
E o artesanato típico de Barra Velha está estampado em obras compostas com conchas e outros objetos do mar e os traços da cultura açoriana está presente em rendas, pinturas e detalhes que conquistam o coração de quem é apaixonado por esse tipo de arte!
Já experimentoi as delícias da culinária de Barra Velha com aquele toque açoriano?